segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Botões da Avó


Era uma vez uma avó, mas esta não era uma avó qualquer, porque era a minha avozinha. Laurinda era o seu nome e apesar de já terem passado cerca de 16 anos que nos deixou, recordo-me dela como se fosse ontem. A casa onde morava era grande e muito engraçada, a sala de jantar e um dos quartos não tinham uma forma certa, não eram nem quadradas nem rectangulares. As paredes eram mais largas ao pé da porta de entrada, mas depois á medida que andávamos para o fundo da divisão afunilavam. Parecia que as paredes se estavam a mexer!
A minha sala preferida era a mais pequenina e era nessa que estávamos a maior parte do tempo! Alguns móveis, uma televisão, um sofá e uma máquina de costura, onde a minha avo passava horas a costurar. Esta sala estava sempre uma grande confusão, á nossa volta amontoavam-se sacos e saquinhos onde se escondiam lãs e trapos de todos os tamanhos e feitios e o tapete castanho da sala já não era castanho, as linhas de várias cores que iam caindo formavam diversos desenhos no chão. Em cima da mesa azul estava sempre o baú vermelho. Um baú velho, ferrugento, com várias amolgadelas que escondia um verdadeiro tesouro! Lá dentro eram guardados os botões, imensos botões, botões velhos, botões novos, botões grandes e botões pequenos, botões com os quais eu brincava quando era pequena.
Quando a minha avó faleceu e se fez a normal partilha dos bens entre os vários familiares, eu não quis nada… a não ser… o velho baú vermelho dos botões!
Cada botão guarda uma história, alguns vieram do Zaire (local onde os meus avós viveram durante vários anos) outros são de roupas antigas, que a minha avó pacientemente descosia e aproveitava para aplicar noutras roupas.
Estes botões, que durante tantos anos, viram tanta coisa, andaram em tantos sítios, não poderiam ficar fechados e presos neste velho baú, têm sim que continuar a viajar e guardar histórias de pessoas, locais e situações. Por isso, com alguma imaginação e criatividade decidi elaborar estas malas que têm apliques com os botões da avozinha!

As malas são todas elaboradas à mão por isso são únicas e têm a particularidade de poderem ser usadas de várias formas, como podem visualizar nas fotos abaixo.

Mala Malmequer
Descrição: Mala de tecido, branca e cinzenta com desenho de malmequeres em branco e cinzento.A mala (como se pode ver nas figuras) pode ser utilizada tanto do lado cinzento como branco. É composta por dois apliques em forma de malmequer, um branco e um cinzento que podem ser colocados na mala como se quiser. Esses apliques ainda podem ser utilizados em casacos, camisolas, outras malas etc…
Preço: 10 euros (mala e os dois apliques)

Mala Vermelhusca
Descrição: Mala de tecido, verde, vermelha e bege. A mala (como se pode ver nas figuras)pode ser utilizada tanto do lado vermelho como do lado bege. É composta por 3 apliques, um vermelho, um verde e um bege que podem ser colocados na mala como se quiser. Esses apliques ainda podem ser utilizados em casacos, camisolas, outras malas etc…
Preço: 10 euros

Mala Natureza
Descrição: Mala de tecido, preta, branca e verde.A mala (como se pode ver nas figuras) pode tanto ser utilizada do lado preto, como do lado branco que tem desenhos com motivos da natureza em tons de preto e verde. É composta por dois apliques, que podem ser colocados onde se quiser. Esses apliques ainda podem ser utilizados em casacos, camisolas, outras malas etc…
Preço: 10 euros

Mala Espiga
Descrição: Mala de tecido branca e vermelha com desenhos de espigas de várias cores.A mala (como se pode ver nas figuras)pode tanto ser utilizada do lado branco com as espigas coloridas, como do lado vermelho. É composta por um aplique, que pode ser colocado onde se quiser. Esse aplique ainda pode ser utilizado em casacos, camisolas, outras malas, etc…
Preço:10 euros
Mala Pintarolas
Descrição: Mala de tecido branca e vermelha com pintas de várias cores. A mala (como se pode ver nas figuras) pode ser utilizada tanto do lado vermelho como do lado branco com a barra de pintas de várias cores. É composta por dois apliques que podem ser colocados onde se quiser. Esses apliques ainda podem ser utilizados em casacos, camisolas, outras malas etc…
Preço:10 euros

Mala Natureza Branca
Descrição: Mala de tecido branca e tecido com motivos da natureza. A mala (como se pode ver nas figuras) pode ser utilizada tanto do lado branco como do tecido com motivos da natureza. É composta por dois apliques em forma de malmequeres que podem ser colocados onde se quiser. Esse apliques podem ser utilizados em casacos, camisolas, outras malas etc…
Preço: 10 euros

Mala Riscas
Descrição: Mala de tecido bege e riscas beges e azuis. A mala ( como se pode ver nas figuras)pode ser utilizada tanto do lado bege como das riscas azuis e beges. É composta por dois apliques que podem ser colocados onde se quiser.Esses apliques podem ser utilizados em casacos, camisolas, outras malas etc…
Preço: 10 euros

Mala Constelação
Descrição: Mala de tecido branca e azul clara com pintas de vários tamanhos. A mala ( como se pode ver nas figuras)pode ser utilizada tanto do lado branco como do azul claro com pintas. É composta por dois apliques que podem ser colocados onde se quiser. Esses apliques podem ser utilizados em casacos, camisolas, outras malas etc…
Preço: 10 euros

1 comentário:

  1. Boa noite muitos parabéns pelos seus trabalhos que são lindos, o seu blog foi-me indicado pela sua mãe, sou amiga dela, muitos parabéns por ser mãe também, se tiver mais trabalhos publique que vale a pena. Beijinhos desta amiga.
    Porto Salvo, Paula Isabel Rodrigues F.

    ResponderEliminar